domingo, 29 de abril de 2007

Isca de Figado é no Lamas

Uma rara cadeia de eventos me levou a mesa número 01 do Café Lamas ( http://www.cafelamas.com.br/index.asp) no dia primeiro de janeiro de 2003. Inenarrável foi a véspera. Eternamente grato lembrarei da ceia , em casa de seo Nélson. Depois descendo a Miguel Lemos, uma em cada bar. O povo todo junto, dançando o show de Jorge Ben . Copacabana . Pela orla, me arrastei até o meu beco na Lapa. Nasce um novo dia . Lula , enfim , chegava a presidência. Eu ainda borracho esperava, com uma elegante paciência. Esperava feliz. Esperava o que mesmo?
Sim, agora me lembrei. Esperava o grande amor. Vinte chopes e umas Iscas de Fígado com Ellas te botam daquele jeito. Um bom exemplo da grandeza esmagadora de nossa própria emoção em realção a nós mesmos.
Havia naquela orgia hépatica, um gosto marinho de esperança. Amanhecendo um novo país, o amor também viria. O chope também viria e aquele ano não tinha por que não ser o melhor de todos.
A esperança maior era em mim mesmo. Mesmo ante as mais terríveis provações mantinha uma jovem e sagrada dignidade. Daquela tarde, tanto tempo depois, ficou o gosto imortal das iscas. Ainda tenho a receita:

ISCAS DE FÍGADO C/ ELLAS
Ingredientes1 kg de bifes de fígado
1 maço de salsinha
5 dentes de alho em fatias bem fininhas
pimenta do reino (a gosto)
sal (a gosto)
1 colher (sopa) de azeite
vinho tinto (q. b.)
4 cebolas
400 gr de ervilhas frescas
o velho Café está vivo, como dizia o poeta:

"O Café Lamas continua aberto, imortal, dessa imortalidade idêntica à da natureza que se renova cada ano pela força da primavera"

Manuel Bandeira























foto do Café quando ainda funcionava no largo do machado -cedida por Dercio Rocha

Nenhum comentário: