
Os mais antigos costumam se ofender com a idéia de um jogo de sinuca, olímpico, onde o ideal seja a brincadeira, o passatempo e a competição gratuita:
_ Leite de pato, não dá. Sinuca é grana. Grana na caçapa, explica o oficial reformadoda marinha mercante, Dermival de Moraes ( também conhecido como Bigode).
Mais do que um esporte ou uma atividade capadócia a sinuca é uma cultura. Um espaço de nostalgia, histórias e pequenos e bons negócios, mesmo que o jogo de azar ainda seja considerado uma contravenção penal.
Por que “ esta história de jogar por brincadeira” é para amadores. Como toda a atividade que tem passado – o jogo foi criado nos salões dos palácios da nobreza britânica, século XVII – a sinuca tem suas referencia, seus ídolos, seus heróis.
Nos salões, pelo Brasil afora, o mais lembrado é Carne-Frita, de quem Bigode diz ter testemunhado o apogeu:
_ Era um bailarino, um verdadeiro artista. Transformava as partidas em espetáculos e era capaz de jogar por dias...
Vários outros nomes são lembrados. Uma partida de bilhar não pode ser disputada apenas pela solidão dos dois parceiros. È imperativo que se reúnam circunstantes, candidatos a próxima mão, curiosos e batedores de carteira que precisam sair de circulação por alguns minutos. A este circulo a tradição dá o nome de curriola.
_ Leite de pato, não dá. Sinuca é grana. Grana na caçapa, explica o oficial reformadoda marinha mercante, Dermival de Moraes ( também conhecido como Bigode).
Mais do que um esporte ou uma atividade capadócia a sinuca é uma cultura. Um espaço de nostalgia, histórias e pequenos e bons negócios, mesmo que o jogo de azar ainda seja considerado uma contravenção penal.
Por que “ esta história de jogar por brincadeira” é para amadores. Como toda a atividade que tem passado – o jogo foi criado nos salões dos palácios da nobreza britânica, século XVII – a sinuca tem suas referencia, seus ídolos, seus heróis.
Nos salões, pelo Brasil afora, o mais lembrado é Carne-Frita, de quem Bigode diz ter testemunhado o apogeu:
_ Era um bailarino, um verdadeiro artista. Transformava as partidas em espetáculos e era capaz de jogar por dias...
Vários outros nomes são lembrados. Uma partida de bilhar não pode ser disputada apenas pela solidão dos dois parceiros. È imperativo que se reúnam circunstantes, candidatos a próxima mão, curiosos e batedores de carteira que precisam sair de circulação por alguns minutos. A este circulo a tradição dá o nome de curriola.
A insustentável leveza da curriola
Sem ela o cenário não ficaria completo. Bigode passa giz no taco e arrisca uma elaborada metáfora:
_ É como na vida, quem não ta jogando, ta é na curriola...
Mandam os bons costumes que quando algum jogador leva uma bolada , seja depositada uma “estia” (geralmente 10%) para alegria da curriola. Algumas poucas cervejas. Mesmo por que os mestres, como o velho Carne e o saudoso Lincoln (dizem que levava mingau numa garrafa térmica aos salões, sofria de uma inclemente ulcera ), não bebiam.
Apesar da origem nobre, a sinuca no Brasil, assumiu uma outra linhagem. Ela sintetiza a fauna urbana da nossa malandragem – no melhor sentido da palavra. No democrático espaço do pano verde se reúnem marinheiros aposentados, solitários, jogadores compulsivos, estudantes, gigolôs, alcoólatras. Gente que tenta esquecer o passado. Ou aliviar-se das agruras do presente. Ou, ainda, descolar “algum” pro futuro próximo. O grande desafiante é o destino. Num jogo baseado em física, geometria , malicia e imponderável todo o dia o destino dá o golpe dos vinte em alguém. Mesmo com o taco mais fraco, a sinuca de bico, o dinheiro suando na caçapa do meio , o baile da vida segue no salão. Afinal conclui, enquanto afia o bigode, o filosófico Dermival:
_ O efeito foi feito pra gente tentar.
_ É como na vida, quem não ta jogando, ta é na curriola...
Mandam os bons costumes que quando algum jogador leva uma bolada , seja depositada uma “estia” (geralmente 10%) para alegria da curriola. Algumas poucas cervejas. Mesmo por que os mestres, como o velho Carne e o saudoso Lincoln (dizem que levava mingau numa garrafa térmica aos salões, sofria de uma inclemente ulcera ), não bebiam.
Apesar da origem nobre, a sinuca no Brasil, assumiu uma outra linhagem. Ela sintetiza a fauna urbana da nossa malandragem – no melhor sentido da palavra. No democrático espaço do pano verde se reúnem marinheiros aposentados, solitários, jogadores compulsivos, estudantes, gigolôs, alcoólatras. Gente que tenta esquecer o passado. Ou aliviar-se das agruras do presente. Ou, ainda, descolar “algum” pro futuro próximo. O grande desafiante é o destino. Num jogo baseado em física, geometria , malicia e imponderável todo o dia o destino dá o golpe dos vinte em alguém. Mesmo com o taco mais fraco, a sinuca de bico, o dinheiro suando na caçapa do meio , o baile da vida segue no salão. Afinal conclui, enquanto afia o bigode, o filosófico Dermival:
_ O efeito foi feito pra gente tentar.
Fotos - Thais Glow
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